sábado, 11 de abril de 2009

Índios brasileiros fazem cada vez mais filmes...


A revista Retrato do Brasil (disponível em poucas bancas) de abril traz um texto bacana do jornalista Carlos Azedo, sobre a produção de filmes por índios no Brasil.

Diz a matéria que “Há um novo tipo de documentário no meio cultural, feito por cineastas indígenas. Pode-se assistir a eles em festivais ou comprar o DVD em pontos de venda como grandes livrarias (…) Entre eles estão alguns best-sellers, como o divertido Cheiro de Pequi, dos índios cuicuro, ou Amendoim da Cutia (foto acima), do povo panará, este considerado pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss ‘de longe o melhor filme que eu tenha visto sobre os índios da América do Sul´ (…).

O texto informa que “já são 70 filmes produzidos junto a 40 povos indígenas do Brasil com base em 3 mil horas de gravação”.

Boa parte desta produção está relacionada a uma ONG chamada Vídeo nas Aldeias, criada em 1987 e que faz um trabalho sério. Vale a pena acessar o site. Você pode ver o catálogo (dividido por etnias), encomendar vídeos e assistir a traillers. Um pouco da diversidade (e da riqueza) cultural brasileira.


Extraído do Entrementes (link nas dicas de sites)...
Imagem: filme Amendoim da Cutia/ divulgação

Nenhum comentário: