domingo, 3 de maio de 2009

As boas notícias econômicas de Abril...


Stephen Kanitz

Abril esteve repleto de boas notícias. Em todos os setores, abundam sinais de que a economia brasileira é, sim, sólida e vigorosa. A má notícia, contudo, é que a imprensa de um modo geral ainda não conseguiu perceber isso e, presa a uma retórica catastrofista, tem gerado (agora sim o termo é apropriado) uma crise de confiança na população brasileira.

Passemos a uma pequena seleção de tais boas notícias:

1. A construção civil tem de tudo para experimentar um crescimento espetacular (alguns institutos, ainda timidamente, já projetam crescimento), impulsionada pelo pacote habitacional do Governo Federal. O impacto na economia desse setor é enorme.

2. O investidor estrangeiro está voltando à Bovespa. Ninguém investe quando acha que a situação vai piorar. Aliás, antes da chegada dos rumores sobre a gripe suína, a Bovespa subiu por sete longas semanas. Mais de um milhão de pessoas já entraram na Bolsa. E ninguém divulgou!

3. O setor automobilístico continuou a crescer em abril. Lembrem-se: tal setor corresponde a 10% da economia. Repito: 10%! Com crescimento de 1% ao mês, totalizando 12% no ano, teremos um impacto positivo de 1,2% no cálculo do PIB. E teve gente que chegou a dizer que a dita crise faria com que o setor caísse trágicos 16%...

4. Há sinais claros de que a economia norte-americana está se recuperando. Não sou eu quem diz isso, mas a revista inglesa The Economist.

Nenhum comentário: