sexta-feira, 1 de maio de 2009

Reino Unido anuncia fim de operações no Iraque...


Após seis anos de operações militares e com um saldo de 179 militares mortos, o Reino Unido colocou um fim nesta quinta-feira às operações de ocupação militar por suas tropas no Iraque.

A conclusão das tarefas militares teve lugar um mês antes do previsto e foi consumada com a passagem de comando às forças de ocupação dos Estados Unidos, que permanecem no país árabe.

A retirada dos quase quatro mil efetivos britânicos que permanecem no Iraque terminará na próxima semana. Só permanecerão no solo iraquiano cerca de 400 elementos, dedicados a adestramento das forças iraquianas.

O Reino Unido chegou a possuir cerca de 46 mil militares em território iraquiano após a invasão de abril de 2003, decidida pelo então presidente dos Estados Unidos, George. Bush e pelo ex-premiê britânico Tony Blair.

O caminho até o regresso das forças enviadas por Londres começou em dezembro passado, quando o comando passou o controle da privíncia de Basrá às autoridades instaladas pelos ocupantes em Bagdá.

Em setembro anterior, os efetivos do Reino Unido abandonaram suas posições em Basra.

As últimas baixas fatais de soldados britânicos no Iraque foram reportadas em 5 de abril passado, em consequência de uma explosão em um ponto próximo de Basra, de acordo com dados oficiais do Ministério de Defesa britânico.


Extraído do Vermelho...

Nenhum comentário: