domingo, 5 de julho de 2009

Organizar o mundo interno...


Nenhum de nós está livre da desorganização. O importante é entender o que ela significa realmente: cansaço, imobilidade, as pessoas vivem no passado, engorda, confunde, deprime, tira o foco do que realmente importa, compromete a prosperidade, empaca a vida e atrapalha relacionamentos... Por que? Porque causa confusão mental e emocional e é causa de perda inútil de energia como por exemplo quando você vê as tarefas que estão inacabadas há muito tempo... o jeito é assumir que não irá acabá-la mesmo e eliminar esse foco consumidor da sua energia.

O externo, seu entorno, a casa, a sala, o escritório podem estar aparentemente na mais perfeita ordem, mas os armários, as gavetas... cheios de coisas inúteis. O interno está bagunçado, e isso é um reflexo do seu interior e deixa claro que a desordem nem sempre é visível.

Quando se põe em ordem a casa, os armários, gavetas, a bolsa, documentos estamos também organizando o nosso interior – pensamentos, sentimentos, colocando fora o que já não faz mais parte de nossas vidas, dando ao passado o que é do passado e deixando espaço mental, emocional e físico para o novo, o agora, o crescimento...

A questão principal é atitude – para encarar o que está escondido, selecionar e colocá-lo em seu devido lugar.

Para ajudar, que tal começar a se habituar com certas atitudes:

Coloque algo novo na casa, depois de remover uma antiga.

Jogue fora o jornal de ontem.

Limpe as latas de lixo diariamente.

Guarde junto tudo que é igual ou que tenha um mesmo uso.

Uma vez por semana, arrume sua bolsa, seus documentos, sua carteira, sua agenda, suas anotações.

Coloque tudo que tem destino duvidoso em um único lugar e, uma vez por mês, reveja e decida o que fazer com cada item.

Comece vagarosamente, armário a armário, gaveta a gaveta, cômodo a cômodo... e sinta como tudo em sua vida começa a melhorar, as coisas ficam mais claras, sua mente mais leve, seu emocional em ordem e é muito mais fácil viver.

Extraído do Blog do Briguilino...

Nenhum comentário: