segunda-feira, 9 de março de 2009

Finalmente...


8 DE MARÇO DE 2009 - 11h51
EUA vão retirar 12 mil soldados do Iraque até setembro


O general americano David Perkins anunciou, neste domingo (8), a retirada de 12 mil soldados do território iraquiano nos próximos seis meses. A saída desses oficiais representa o primeiro estágio do plano anunciado em fevereiro pelo presidente Barack Obama de retirar as tropas de combate do país até agosto de 2010.

O plano anunciado pelo presidente prevê que as missões de combate dos Estados Unidos no Iraque devem terminar até 31 de agosto de 2010, quando a maior parte dos 142 mil soldados americanos devem deixar o território iraquiano.

Obama disse que, depois desta data, entre 35 mil e 50 mil soldados devem permanecer no Iraque para fornecer treinamento para as forças de segurança iraquianas. A saída deste último grupo está prevista para 2011.

Meio termo

Segundo o correspondente da BBC em Bagdá, Mike Sargeant, a rapidez da retirada vai depender do sucesso das eleições nacionais iraquianas neste ano.

O plano de retirada anunciado por Obama é considerado um meio termo entre a relativamente rápida saída prometida por ele durante a campanha eleitoral e a retirada mais gradual, preferida por alguns setores militares americanos.

Durante a campanha, Obama havia dado o prazo de 16 meses, após ter assumido a Presidência, para a saída total dos militares americanos do país. Segundo o presidente americano, a solução de longo prazo para o Iraque deve ser política, e as decisões sobre o país devem ser tomadas pelos iraquianos.

Na ocasião, Obama disse que seu governo não está interessado no território ou nos recursos do Iraque, invadido pelas tropas americanas em 2003.


Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: