domingo, 22 de março de 2009

A mídia - de novo...


Caiu a farsa
02/03/2009 - 10:05:19

Erislandy Lara.

Conhecem? Trata-se de um dos dois boxeadores cubanos que, à época dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em 2007, desertaram.

Informando-se apenas pelos veículos da chamada grande mídia tupiniquim, é possível que o leitor brasileiro tenha formado a convicção de que a dupla de atletas cubanos, formada ainda por Guillermo Rigoundeaux, foi vítima de um dos maiores equívocos da diplomacia brasileira.

O culpado disso tudo? Como sempre, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Podem procurar nos arquivos. O presidente teria desconsiderado as convenções humanitárias internacionais e os apelos dramáticos dos próprios atletas e, sem piedade alguma, entregado os dois cubanos indefesos à mais sanguinária das ditaduras mundiais, comandada pelo facínora Fidel Castro.

De nada adiantaram as reiteradas informações do governo brasileiro em sentido contrário, de que havia atendido a um desejo dos próprios lutadores.

Tanto que, no começo deste ano, o episódio dos cubanos foi utilizado pela imprensa como contraponto ao asilo concedido pelo Brasil ao escritor italiano Cesare Battisti. O país deveria entregar Battisti à Itália assim como fizera com os boxeadores.

Mas, como não se cansa de mostrar a história, não há mentira que dure para sempre.

Na manhã deste domingo (1 de Março - Thales), a insuspeita Rede Globo de Televisão veiculou em seu Esporte Espetacular uma ampla entrevista com Lara.

E o que o homem disse? Que ele e o companheiro voltaram para Cuba porque quiseram. E falou mais: o próprio Lula falou com eles e ofereceu refúgio, que ambos negaram.

A entrevista, para que não paire nenhuma dúvida, foi concedida em Miami, nos Estados Unidos. Sim, Lara não foi preso e nem obrigado a trabalhos forçados em um dos inúmeros canaviais cubanos. Ele continua lutando, fora de seu país natal, e ganhando muito dinheiro.

Só uma ressalva. Pena que a reportagem tenha sido exibida em um programa semanal veiculado em uma manhã de domingo e não no Nacional, o noticioso do horário nobre que tanto fustigou Lula na época do Pan por causa do ocorrido.


Extraído do ALFARRÁBIOS (link ao lado direito)...

Nenhum comentário: