sábado, 28 de março de 2009

O povo tem que acordar...


Por que a mídia quase não cita os partidos envolvidos com o escândalo da Camargo Correa??? Por que só pode ter escândalo e chamada nas primeiras páginas quando as acusações são de gente contra PSDB e DEM(os)???

Incrível.

Menos de 24 horas depois de a Polícia Federal haver prendido quatro diretores da construtora Camargo Corrêa, acusada de praticar crimes financeiros e de financiar sete dos maiores partidos políticos do Brasil, o assunto praticamente sumiu do noticiário.

As principais emissoras de rádio e televisão do país tratam o tema de forma burocrática.

Os grandes portais da rede mundial de computadores tiraram as notícias de suas telas iniciais.

A imprensa escrita não fez melhor. Só dois dos principais jornais do Brasil entenderam que o assunto era suficientemente importante para sustentar a manchete principal.

Leitores de O Globo, um dos mais influentes do Brasil, por exemplo, não ficaram sabendo quais partidos estão envolvidos na denúncia na primeira página do jornal.

Querem uma explicação?

Simples. O assunto morreu tão rápido - ou está sendo tratado com um inegável constrangimento - porque as denúncias atingem os partidos queridinhos dos patrões da mídia nativa, especialmente o Democratas (?) e o PSDB, e o presidente da toda-poderosa Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, acusado de ser o intermediador do esquema.

O histórico recente da cobertura política realizada pela imprensa tupiniquim permite que se avente com segurança a hipótese de que a repercussão seria diferente caso o PT estivesse envolvido.

Há, portanto, uma chance de o assunto não ser relegado ao esquecimento.

Já tem gente, aliás, esforçando-se para envolver o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no noticiário.

Como a jornalista Renata Lo Prete, da Folha.

Na coluna Painel da edicação de hoje, sob o sugestivo título "Telhado de vidro", a repórter torce: o envolvimento do PT no esquema de financiamento é questão de tempo:

- Embora as primeiras notícias da Operação Castelo de Areia atinjam os partidos de oposição, gente graúda no PT estava ontem com as barbas de molho. Ainda no escuro quanto à origem, o alcance e os bastidores da mais nova iniciativa da Polícia Federal, petistas familiarizados com a composição do caixa das campanhas do partido avaliam que, se o nome é Camargo Corrêa, cedo ou tarde entrarão na roda, pois seus candidatos costumam ser tratados pela construtora da hidrelétrica de Jirau no mínimo com a mesma generosidade dispensada aos adversários.

A repercussão foi imediata.

Ricardo Noblat, blogueiro do jornal que escondeu o envolvimento de PSDB, DEM, PMDB, PPS, PSB, PDT e PP de seus leitores em suas páginas internas, foi o primeiro a comparecer...


Extraído do ALFARRABIOS...

Nenhum comentário: